Logo aos 9 minutos, numa altura em que o Belenenses ainda procurava acertar marcações e adaptar-se ao jogo do adversário, o FC Porto adiantou-se no marcador, por intermédio de Adriano, na recarga a um remate de meia-distância de Helder Postiga que Marco Gonçalves não conseguiu agarrar.
O golo madrugador na partida causou, naturalmente, estragos na moral da equipa e nos minutos seguintes, o adversário esteve perto de ampliar o resultado.
Aos 25 minutos, o técnico Jorge Jesus foi forçado a efectuar uma substituição, fazendo entrar Fernando para o lugar do lesionado Rúben Amorim.
Essa substituição veio equilibrar mais o meio-campo do Restelo, com a equipa a colocar-se melhor no terreno, conseguindo travar o ritmo elevado de jogo do adversário, defendendo melhor, apesar de ofensivamente a nossa equipa não criar perigo.
O FC Porto, apesar do domínio do jogo, só voltou a estar perto do golo, num remate de Ricardo Quaresma que obrigou Marco Gonçalves a uma excelente intervenção.
Quando já passava dos 45 minutos de jogo e as equipas preparavam-se para ir para o intervalo, surgiu uma desmarcação rápida de Adriano, que Marco Gonçalves travou em falta, sendo assinalada a respectiva grande penalidade, que Lucho Gonzalez converteu com eficácia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV6ft3JIOUIzBHM_o9EnfgDMxFCqoofZKCzwBGW2RAeKhufroZk6qyzsJjBGLrulbgJHKRoW8Z7Eek7MgwNHsUVPyucyBctXt5oKbdyp4qgwnff1DsIE6R-1XSU3booeLfhFSfmfUE-S0/s400/getimage.jpg)
O intervalo chegou com uma desvantagem de dois golos no marcador, com a nossa equipa a efectuar uma exibição abaixo das expectativas, sendo que, ao intervalo, o técnico Jorge Jesus fez entrar Carlitos para o lugar do «amarelado» Cândido Costa.
No recomeço de jogo, assistiu-se a um Belenenses transfigurado para melhor, mais aberto no ataque, com Carlitos a alargar a frente de ataque e com Silas nas costas de Dady.
Aos 49 minutos, na sequência de un pontapé de canto marcado por José Pedro, o central Nivaldo saltou mais alto e cabeceou para o golo do Belenenses, num golpe de cabeça de belo efeito, reduzindo o marcador para 2-1.
Na jogada seguinte, o FC Porto esteve perto do golo, mas Marco Gonçalves defendeu com qualidade, sendo que, pouco depois, o mesmo Marco Gonçalves lesionou-se após choque com Helder Postiga, sendo forçado a sair, com um colar cervical colocado por precaução, dando entrada ao guarda-redes Costinha.
Faltavam mais de meia-hora para o final do jogo e a nossa equipa esgotava as substituições, temendo-se uma quebra física no final do jogo, sobretudo nos jogadores mais utilizados nos últimos jogos.
Aos 61 e 63 minutos, o FC Porto esteve perto do golo, em dois lances idênticos, que terminaram com dois desvios de Adriano à barra da baliza de Costinha, após cruzamentos do lado direito do ataque portista.
O Belenenses, porém, equilibrou novamente a partida, fazendo mais e melhor posse de bola, jogando mais pela certa, com o adversário a recuar no terreno, deixando espaço para o Belenenses criar algumas situações de ataque, de perigo relativo.
No entanto, o momento do jogo aconteceu aos 79 minutos, numa recuperação de bola de Fernando em zona proibida, com o extremo do Restelo a isolar-se e à saída de Helton, rematar forte e colocado, com a bola a sair escassos milímetros ao lado da baliza adversária, desperdiçando a igualdade no marcador por muito pouco.
Este lance de muito perigo do Belenenses, teve o condão de despertar a equipa contrária, que sentiu a vitória em perigo, voltando a adiantar-se no terreno e a procurar o golo da tranquilidade, o que veria a acontecer aos 86 minutos, por intermédio de Bruno Alves, na sequência de um pontapé de canto.
O jogo terminou pouco depois, com a derrota do Belenenses por 3-1, fruto sobretudo de uma primeira parte aquém do esperado, sendo que a reacção na segunda parte dignificou a nossa equipa, que continua classificada no 4º lugar da Liga, quando faltam apenas 4 jornadas para o final do campeonato.
Ficha de Jogo:
Estádio do Dragão
Árbitro: João Vilas Boas, da AF Braga, auxiliado por Alfredo Braga e Nuno Manso, também da AF Braga.
FC Porto: Helton, Bosingwa, Ricardo Costa, Bruno Alves e Fucile; Raul Meireles (João Paulo, 88m); Lucho Gonzalez e Jorginho (Anderson, 57m); Hélder Postiga (Lisandro Lopez, 63m), Adriano e Ricardo Quaresma.
Belenenses: Marco Gonçalves (Costinha, 57m); Gaspar, Rolando, Nivaldo e Rodrigo Alvim; Sandro Gaúcho e Rúben Amorim (Fernando, 25m); Cândido Costa (Carlitos, 45m), José Pedro e Silas; Dady.
Golos: Adriano (9m), Lucho Gonzalez (45m), Nivaldo (49m) e Bruno Alves (86m).
Disciplina: Cartão Amarelo a Cândido Costa (27m), Marco Gonçalves (45m) e Rolando (66m).
Resultado Final: FC Porto 3-1 Belenenses
in osbelenenses.com